loading...

Dicas para quem sofre com Sexônia

/
0 Comments

Sexônia é o nome dado ao ato de buscar ou manter relações sexuais enquanto estamos dormindo e afeta mais homens que mulheres




“Sexonia” pode soar como algo inventado, uma palavra estranha, mas na verdade se trata de um distúrbio do sono. A junção das palavras “sexo”e “insônia”deu origem a sexônia, que é o ato de buscar ou manter relações sexuais enquanto estamos dormindo. Embora seja mais fácil pensar que talvez tudo se trate de um excesso de desejo, pesquisadores do sono e especialistas salientam que se trata de um distúrbio com diversas implicações. 

O distúrbio começou a chamar a atenção em estudos científicos no final dos anos 1990. Comportamentos variam desde gemidos e masturbação até a relação sexual envolvendo penetração com outra pessoa. Em alguns casos, a parceira não percebe que o outro está dormindo até que ele comece a roncar no meio da transa.

Boa parte das pessoas com sexônia não se lembra das investidas sexuais na manhã seguinte, e geralmente ficam com vergonha de relatar o problema ao médico. Como se trata de uma situação rara e difícil de observar, os cientistas não têm certeza exata do que causa o mal. Assim como o sonambulismo, parece que ele ocorre durante uma fase profunda e ausente de sonhos do sono, conhecida como NREM, ou Movimento dos Olhos Não-rápido. 

Em uma pesquisa publicada pelo jornal Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology em 207, pessoas com sexônia reportaram que tocar acidentalmente seus parceiros enquanto dividiam a cama desencadeava episódios de sexo, mesmo enquanto dormiam, tanto quanto o estresse e a fadiga.

Segundo o LiveScience, pelo menos cinco homens em todo o mundo já foram absolvidos de acusações de abuso sexual com o argumento de que sofriam de sexônia. Eles se defenderam dizendo que não estavam conscientes do crime quando o cometeram, o que levantou uma enorme polêmica entre advogados e o público quanto a validade da defesa.

A boa notícia, entretanto, é que de acordo com a National Sleep Foundation dos Estados Unidos, a sexônia é tratável: melhores hábitos de sono e medicações anti-ansiedade podem ajudar pessoas a dormirem à noite e reservar as aventuras amorosas para a manhã seguinte.

1. Consulte um médico
Dra. Verma sugere que pacientes devam buscar pronta atenção médica. “Você precisa buscar ajuda profissional o mais rápido possivel”, afirma ela.   

2. Investigue se você tem outros distúrbios do sono
De acordo com o Dr. Verma, pacientes que sofrem de sexônia geralmente possuem outros distúrbios do sono. “O problema é que eles possuem outros problemas”, garante a médica. “Eles podem molhar a cama ou sonambular. Se isso acontece, também deve ser levado em conta ao procurar um médico.”

3. Observe os remédios que você toma
Uma variável que pode alterar o comportamento na cama é a medicação. Dra. Verma sugere que se os pacientes estão começando uma nova prescrição, eles deveriam rever o que as pílulas são capazes de fazer. “Se estiver com um novo remédio, confira quais são os efeitos colaterais”, recomenda a profissional. “Cada droga tem uma causa e um efeito.”

4. Cuidado com a ingestão excessiva de álcool
Dra. Verma sugere que você pense duas vezes antes de beber. Segundo ela, o álcool não ajuda a dormir. “O álcool corrompe o descanso e tem um forte impacto no seu sono”, garante ela. “Monitore quanto álcool você bebe.”

5. Procure ajuda para qualquer problema psicológico
Problemas mentais podem abalar sexones, ou seja, pessoas que sofrem de sexônia, de acordo com Dra. Verma. Se você estiver deprimido ou sofrendo de ansiedade, isso pode ser parte do problema. “Se você está passando por problemas psicológicos, procure ajuda”, alerta a médica. “Isto pode promover a mudança entre quatro paredes.”


Postagens relacionadas

Nenhum comentário: